Mais um milhão e 750 mil alunos a classes em Cuba

Havana, 4 sep (Prensa Latina) Mais um milhão e 750 mil estudantes começam hoje em Cuba o curso escoar 2017-2018, período letivo cujo início se alista no país desde há várias semanas.

Hoje jornada uns 10 mil e 600 centros de ensino do Ministério de Educação (Mined) abrirão suas portas para dar continuidade a este processo prioritário para o Governo cubano desde o mesmo triunfo da Revolução em 1959.

A partir desse momento histórico, a educação no país é completamente gratuita, desde a inicial e pré-escolar até a de postgrado universitário. No presente, a atribuição de recursos a este setor por parte do Estado equivale a cerca do 14 por cento do Produto Interno Bruto nacional.

Durante as semanas prévias ao início do curso, a titular do Mined, Ena Elsa Velázquez, assinalou que ao longo do arquipélago se criaram as condições para o começo das classes, como resultado da execução de um amplo programa de reparo de escolas, preparação de professores e garantia da base material de estudo, o mobiliário e outros recursos.

Do mesmo modo, graças à contribuição de cada território ao desenvolvimento local, conseguiram-se consertar dois mil e 23 centros, 228 mais que os programados originalmente, o que diminui a um 20 por cento os classificados de regular e mau.

Velázquez precisou que a cobertura do pessoal docente para o começo do curso está garantida num 93 por cento (sem incluir o uso de alternativas). As províncias com maiores afetações nesse sentido são Havana, Artemisa, Mayabeque e Matanzas (todas pertencentes à região ocidental), sobretudo nas matérias Matemática, Ciências Naturais, História e Inglês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s