Sintonía Cuba-Vietnã em rodada de consultas políticas

Hanoi, 5 sep (Prensa Latina) Vietnã e Cuba reafirmaram hoje uma amizade de longa data e a vontade de ampliar a sua cooperação multilateral durante uma nova rodada de consultas políticas para a que viajou aqui o vice-ministro primeiro de Relações Exteriores, Marcelino Medina.

Num clima cordial e de amplo entendimento, o alto servidor público cubano e o vice-chanceler vietnamita Tem Kim Ngoc, junto a suas delegações, vistoriaram à malha que sustenta as relações entre os dois países e constataram que decorrem com a fluidez de sempre.

Pela parte cubana estiveram presentes, ademais, o embaixador Herminio López, sua segunda, Nancy Coro, e os servidores públicos do Ministério de Relações Exteriores Noel González e Ernesto Valdés.

Os vice-ministros trocaram informação sobre a situação nos respectivos países e sospesaram diversas ações para ampliar os contatos entre as carteiras de Exteriores e, em general, entre ambas as nações.

Medina e Kim Ngoc manifestaram a sua complacência pelos continuados resultados do mecanismo de consultas políticas bilaterais e formularam votos pela elevação das relações unilaterales.

Em paralelo aos sólidos nexos políticos, as duas nações prestam esmerada atenção ao fortalecimento dos vínculos económicos.

Após China, Vietnã é o segundo sócio comercial da ilha em Ásia. Suas trocas comerciais ultrapassaram no ano passado os 247 milhões de dólares.

Em 2 de dezembro de 1960 Cuba converteu-se no primeiro país de América Latina em estabelecer relações diplomáticas com essa nação asiática.

O líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro foi o único estadista que visitou o país em plena guerra, em 1973, e sua frase ‘Por Vietnã estamos dispostos a darem o nosso próprio sangue’ cimentou uma amizade perdurável a cuja sombra progridem as relações multilaterais.

De Vietnã, o primeiro vice-chanceler cubano e sua delegação viajarão a Japão e China para também realizar consultas políticas com os Ministérios de Exteriores desses países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s