ONU debate sobre impacto do furacão Irma e apoio para os afetados

Nações Unidas, 18 sep (Prensa Latina) Nações Unidas celebra hoje uma reunião de alto nível para debater sobre o impacto do recente furacão Irma, os esforços de recuperação e a solidariedade com as comunidades afectadas no Caribe.
Convocado pelo presidente da Assembleia Geral no seu 72 Período de Sessões, Miroslav Lajcak, e o secretário geral da ONU, António Guterres, o foro procura chamar a atenção a respeito do devastador passo do meteoro neste mês por ilhas como Antiga e Barbuda, Cuba, San Bartolomé e San Martín, as mais golpeadas.

No convite ao evento, Lajcak e Guterres fizeram questão da necessidade de que as nações e territórios açoitados recebam ajuda e solidariedade.

Irma castigou ao Caribe com ventos superiores aos 250 quilómetros por hora, que localizaram ao furacão na categoria 5 da escala Saffir-Simpson, e fortes chuvas, deixando a seu passo dezenas de mortos, centos de milhares de danificados, severas afetações ao serviço elétrico e grande quantidade de moradias destruídas.

Ainda que Antiga e Barbuda, Cuba, San Bartolomé e San Martín foram as ilhas mais golpeadas, também Anguila, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, Ilhas Vírgenes e Ilhas Turcas e Caicos receberam o impacto do fenómeno, que após atacar ao Caribe levou a fúria dos seus ventos para a Flórida e outros territórios estadunidenses.

A reunião de alto nível da ONU permitirá vistoriar ao respaldo de diversas agências da organização aos países açoitados, e aos esforços locais para criar sociedades mais resistentes a furacões e outros eventos extremos atribuídos à mudança climática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s