Embaixador cubano realizou uma visita ao Estado da Bahia, Brasil.

Salvador de Bahia, Brasil, 20 de setembro de 2017. O Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada da República de Cuba em Brasil, Rolando Gómez González, realizou uma visita ao Estado da Bahia entre 15 e 19 de setembro.

A comitiva, que incluiu ademais, a Ministra Conselheira Cristina Luna e a Cônsul Geral, Laura Pujol, foi recebida pela Presidenta do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Baía, Stela Souza e pelos Prefeitos de Cruz das Almas, Ilhéus e Una, quem expressaram seu apreço para os médicos cubanos pela sua importante contribuição para a melhora dos cuidados de atendimento básico de saúde do povo brasileiro.

O programa da visita incluiu intercâmbio com nossos colaboradores cubanos quem trabalham no Programa Mais Médicos, atendendo à população da Bahia onde 843 médicos estão atualmente em 315 municípios na promoção da saúde.

2 - IMG_4857.JPG

O diplomata realizou um percurso pela aldeia Tupinambá em Olivenza, onde foi recebido pela Cacique da aldeia, Maria Valdalice do Amaral com vários líderes indígenas, que desde vilas vizinhas foram ao encontro da delegação cubana para lhes agradecer em nome de suas comunidades, pela presença dos médicos cubanos.

1 - IMG_5178

Em reunião efetuada com o deputado Marcelino Galo, referiu-se o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos ao país caribenho em 1962.“O recrudescimento do bloqueio, principalmente depois da ascensão de Trump ao americano, e uma absurda violência que insiste em asfixiar Cuba, tentando de maneira desajeitada impedir seu desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social”, enfatizou Galo.

Bahia.jpg

Por outro lado, o Embaixador também fez intercâmbio com o Presidente da Federação de indústrias do estado da Bahia Antônio Ricardo Álvarez Alban e o 1º Vice-Presidente da Federação de comércio do estado, Kelsor Fernández, objetivando a promoção da Feira Internacional de Havana (FIHAV). O encontro possibilitou a oportunidade de analise das estratégias para a ampliação das relações comerciais entre a Baía e a Ilha Caribenha.

O Comércio bilateral que envolve o Brasil e Cuba movimenta mais de US $ 500 milhões por ano. Mais de 90 produtos comercializados, incluindo entre eles são minerais, alimentos, materiais de construção, óleo de soja e cosméticos. A participação do nordeste brasileiro, no entanto, é ainda pouco expressiva, e precisa ser reforçada na opinião do Cônsul Geral, Laura Pujol, também presente no encontro, sendo que a Feira Internacional de Havana é justo uma grande oportunidade para a prospecção de novos negócios.

gobernador bahia

No decurso do programa realizou-se mais outro encontro com o Presidente da Assembleia Legislativa do estado da Bahia, deputado Ângelo Coronel. O diplomata cubano explicou ao Coronel os potenciais para estender ações de cooperação bilateral entre Bahia e Cuba em áreas tais como a educação, ciência, turismo, cultura, esportes, especialmente na área das aplicações da biotecnologia para benefício de ambos os povos.

Além disso, o diplomata cubano, em audiência com o governador Rui Costa, convidou ele para visitar a FIHAV, um dos maiores eventos da América Latina.

A visita ao estado da Bahia culminou com uma reunião com membros do movimento de solidariedade do estado com Cuba, cubanos residentes e estudantes graduados da ELAM. Foi um momento oportuno para onde os representantes dos partidos políticos e movimentos sindicais expressaram sua rejeição do bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba.

21762190_1991833457722946_5631668977460592016_n

Por sua vez, Ivone Sousa, presidenta da Associação Cultural “José Martí” de Bahia, realizou uma contagem das principais atividades efetuadas pela Associação de apoio à revolução cubana. Antônio Barreto, Presidente do Centro Brasileiro para a paz, por sua vez, expressou seu compromisso para prosseguir apoiando os esforços de Cuba para garantir seu cumprimento com a proclamação da América Latina como uma zona de paz, a despeito das ameaças iminentes de intervenção militar estrangeira que lançam uma sombra de escuridão sobre o panorama no continente.

A visita do diplomata cubano ao estado da Bahia, realçou os laços existentes entre os povos cubano e Bahiano, bem como a possibilidade de incrementar as relações econômico – comerciais.

Presidente de la Asamblea Legislativa Bahia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s