Hubei, província chinesa que aposta em Cuba

Falar de Cuba em Hubei, ao sudoeste da China, não só evoca praias paradisíacas e um dos melhores runs do mundo, mas também a biotecnologia e a agricultura que cada vez mais ganham espaço entre os primeiros ramos de exportação da Ilha maior das Antilhas.

Navegando pelas águas do rio Yangtzé, este território chinês, com um PIB de US$ 502 bilhões, em 2016, e um nível de desenvolvimento quase semelhante ao da Suécia, segundo os padrões do Banco Mundial, tem o desejo de estreitar mais seus laços com a América Latina e o Caribe. Havana é uma de suas grandes apostas.

«Atualmente, Hubei está implementando dois projetos de cooperação com Cuba», asseverou o diretor para os assuntos com a América Latina e o Caribe da província, Hu Jian. «O primeiro é no ramo da biotecnologia, um setor no qual ambos os países avançam muito rápido, nos últimos anos», reconheceu e acrescentou que o segundo se trata de um programa de colaboração, em parceria, para o estabelecimento na Ilha de uma chácara demonstrativa agropecuária.

Ambos os projetos fazem parte dos acordos assinados entre duas nações, no marco da visita ao nosso país, em 2014, do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e ratificados em 2016 durante a estada na capital cubana do primeiro-ministro, Li Keqiang.

«Atualmente, estamos importando e vendendo nos mercados da província produtos da biotecnologia cubana como o PPG, um medicamento com grande aceitação na população chinesa, especialmente por suas origens naturais, algo que aqui valorizamos muito», asseverou Hu.

Disse, também, que se contempla introduzir, em cinco anos, nesta Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia, de East Lake, em Wuhan, uma linha de fabrico de grande capacidade para outros produtos de alta qualificação mundial obtidos pela biotecnologia cubana, como o interferon contra as infeções virais e de uso oncológico, auxinas e vacinas.

A cooperação na indústria biotecnológica entre China e Cuba se projeta em três etapas. A primeira consiste no estabelecimento de agências para a comercialização dos medicamentos cubanos no gigante asiático; no segundo período o lado cubano oferecerá a tecnologia, entretanto o lado chinês dará o equipamento e instalações para construir laboratórios de produção de medicamentos e a terceira compreende a abertura de institutos de desenvolvimento e pesquisas conjuntas para atingir um patamar superior e pôr em prática inovações.

Os vínculos entre China e Cuba no referido setor se desenvolvem de maneira ascendente, há mais de 15 anos.

Esse importante sucesso da Revolução está presente na segunda potência mundial através das empresas mistas chinesa-cubana Biotech, localizada na Zona Especial de Desenvolvimento de Pequim e Changchun Heber Biological Technology, que fica em Jilin, no norte do país.

COMPLEMENTARIDADE AGRÍCOLA

Com uma extensão de 187.400 km2 e uma população cerca de 64 milhões de moradores, Hubei é conhecida como a terra do arroz e do peixe e conta com uma importante base industrial e tecnologia muito avançada para o desenvolvimento da agricultura.

«Por essa razão, o ministério da Agricultura da China nos deu a missão de ajudar a estabelecer em Cuba a chácara demonstrativa agropecuária, projeto que contará com um centro de produção de grãos e que inclui a construção de uma área para o plantio de arroz e doação de equipamentos para a pecuária», referiu o presidente do Conselho do grupo agrícola estatal Nong Ken Lian Feng, Zhang Xiaojun.

O centro foi inaugurado em 2014, durante a visita do presidente chinês a Cuba, e se encontra na empresa genética pecuária Los Naranjos, na província de Artemisa, uma entidade criada por iniciativa do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz.

«Nosso objetivo final é ajudar ao lado cubano a elevar o nível de sua tecnologia e gestão da produção agrícola», alegou o diretivo deste grupo fundado, em 2006, com o objetivo de ajudar ao desenvolvimento da agricultura e cooperar em nível internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s