Genebra, 27 set (Prensa Latina) Cuba denunciou na ONU em Genebra a plena vigência do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra a nação caribenha, durante a 64 Sessão da Junta de Comércio e Desenvolvimento.
De acordo com um comunicado divulgado hoje, a missão de Havana ante o escritório da ONU nesta cidade suíça teve uma participação ativa nessa Junta, que faz parte da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Na reunião, a representação da ilha denunciou que o bloqueio norte-americano se segue aplicando e afecta seriamente as políticas e prioridades de desenvolvimento.

Esse cerco económico leva ativo mais meio século, e se mantém vigente pese à rejeição internacional quase unânime expressado a cada ano nas votações realizadas na ONU.

Por outro lado, Cuba interveio na Junta em nome do Grupo de Países de América Latina e o Caribe (Grulac), ocasião na qual manifestou o apoio às atividades empreendidas pela Unctad a favor do desenvolvimento de África.

De acordo com o comunicado, outro assunto importante foi a apresentação do Relatório elaborado pela organização sobre a assistência ao povo palestiniano.

Ao respeito, ‘Cuba reiterou seu firme apoio a esta justa causa e a necessidade do cesse da ocupação israelita como condição fundamental para que esse povo possa conseguir um desenvolvimento harmônico e sustentável’, indicou o texto.

A Junta de Comércio e Desenvolvimento é a reunião anual mais importante que tem a Unctad, quando não celebra suas conferências ministeriais que acontecem a cada quatro anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s