Reconhecem em Cuba avance da enfermaria latino-americana e caribenha

Por Reina Magdariaga

Havana, 27 set (Prensa Latina) O desenvolvimento da enfermaria em América Latina e o Caribe tem hoje um carácter crescente, disse aqui a chilena Erika Caballero, representante da região ante o Conselho Internacional de Enfermaria (CIE).

Ainda que há muitos problemas de regulação da própria prática, e da formação, o avanço é surpreendente, reconheceu Caballero em declarações exclusivas para Prensa Latina.

A propósito da preparação do pessoal, há alguns países, a diferença de outros, que têm muita escola da profissão, mas para ser justo, se deve reconhecer que são muito diferentes as realidades.

Cuba tem um número importante de enfermeiras e enfermeiros com grau científicos de Mestrado ou Doutores em Ciências, e isso a diferença de outras nações da região latino-americana e caribenha, disse.

Ao responder a uma interrogante sobre os lugares de silêncio em matéria de enfermaria, disse que não se pode esconder a presença dessa realidade.

No entanto, é alentador saber que graças às novas tecnologias se pode chegar a zonas rurais muito apartadas, realçou.

Em tal sentido, a membro do CIE elogiou a experiência peruana, através da qual uma equipa -apoiada com tecnologia móvel- acompanha os processos de gravidez, parto e cuidado do neonato em comunidades isoladas das cidades.

Caballero participou no XVII Congresso Enfermaria 2017 celebrado na passada semana no capitalino Palácio de Convenções com a assistência de representantes a mais 10 países.

O Conselho Internacional de Enfermeiras, com sede central em Genebra, Suíça, e fundado em 1899, é uma federação de 135 associações nacionais, que representam aos mais 13 milhões de enfermeiros do mundo inteiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s