Declaração à imprensa da diretora geral de Estados Unidos, Josefina Vidal

Hoje tivemos ciência de  um comunicado do Departamento de Estado que informa a decisão do Governo de EE.UU. de reduzir  o pessoal de   sua Embaixada em  Havana.

Como informamos passada terça-feira 26 de setembro, na reunião realizada nesse dia, a proposta da parte cubana, com o secretário de Estado, Rex Tillerson, nosso ministro de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Grelha:

• Advertiu-o para  não tomar decisões apressadas que não se sustentam em evidências nem em resultados investigativos conclusivos;

• Instou-o  a não politizar um assunto desta natureza; e

• Reiterou-lhe  a solicitação de cooperação efetiva das  autoridades estadunidenses para levar a   bom termo a investigação em curso sobre os alegados incidentes com diplomatas de EE.UU. em  Havana.

Enfatizo que o Governo de Cuba não tem responsabilidade alguma nos alegados fatos e cumpre séria e rigorosamente suas obrigações com  a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961, relativo à proteção e  integridade dos  agentes diplomáticos creditados no país e seus familiares, sem exceção.

Consideramos que a decisão anunciada pelo Departamento de Estado é precipitada e vai afetar  as relações bilaterais, em particular, a cooperação em temas de interesse mútuo e os intercâmbios de diversa natureza entre ambos países.

Desejo reiterar a vontade de Cuba em continuar uma cooperação ativa entre as autoridades dos  dois países, para  o esclarecimento pleno destes  fatos, para o qual   será essencial um envolvimento mais eficiente de EE.UU.

Havana , 29 de setembro de 2017

(Cubaminrex)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s