EXIGIMOS O FIM DO BLOQUEIO ECONÔMICO DOS EUA À CUBA

Há 50 anos os EUA impõem um criminoso bloqueio econômico ao povo cubano, com leis que proíbem transações comerciais de qualquer produto que tenha algum componente norte-americano, impedindo assim que empresas e países possam comercializar com Cuba. Uma ação criminosa de um governo que se considera xerife do planeta, desrespeitando a autodeterminação dos povos, que, assim como Cuba, ao escolherem trilhar um caminho diferente dos impostos pelos países centrais por meio de armas e do poder econômico, sofrem as consequências.

Desde a revolução cubana, em 1º de janeiro de 1959, Cuba vem construindo uma sociedade onde a justiça social é regra, com a garantia da extinção do analfabetismo, do acesso gratuito e universal à saúde, educação, trabalho, moradia, lazer e cultura, o que é inaceitável por aqueles que têm somente como objetivo o lucro e, para tanto, transformam governos de países periféricos em empresas a serviço dos interesses do grande capital internacional. Cuba tem mostrado ao mundo que é possível construir uma sociedade com justiça e igualdade social, assegurando a todo o seu povo oportunidades para viver plenamente a dignidade humana.

Infelizmente, as dificuldades enfrentadas pelo povo cubano são muitas, especialmente devido à pressão que o país imperialista impõe às necessidades desse heroico e combativo povo, que, apesar de todas as dificuldades, com sua organização e unidade férrea, consegue enfrentar o bloqueio e as pressões, assim como as catástrofes naturais, como foi o caso dos prejuízos, de mais de 1 bilhão de dólares e a perda de 10 vidas, causadas pelo furacão Irma.

A Refundação Comunista – DF reafirma sua solidariedade e compromisso com a construção do socialismo, que tem em Cuba a prova da possibilidade concreta da superação da miséria e das injustiças impostas pelo sistema capitalista, que se sustenta na exploração do homem pelo homem, com a mais valia, cada vez maior, com as guerras e a violência causada pelas injustiças resultantes da cruel concentração de riquezas que o mundo vive. Cuba é a prova da capacidade de homens e mulheres que, quando livres e conscientes, são capazes de enfrentar qualquer agressão e dificuldade, conseguindo mostrar ao mundo a esperança e a verdadeira força da unidade e organização de um povo.

Pelo imediato fim do bloqueio econômico, aprovado inúmeras vezes pela Assembleia Geral da ONU e desrespeitado pelos EUA.

Toda solidariedade ao povo e ao governo de Cuba!

Vida longa aos herdeiros de José Martí!

Viva o Socialismo!!

Viva Cuba!!

 

Brasília – DF – Brasil, 12 de outubro de 2017

Comitê Regional da Refundação Comunista do Distrito Federal – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s