PALAVRAS DO EMBAIXADOR ROLANDO GOMEZ, ENCARREGADO DE NEGÓCIOS DA REPÚBLICA DE CUBA NO BRASIL, EM OCASIÃO DO CONVERSATÓRIO SOBRE O CHÉ, PELO 50 ANIVERSÁRIO DE SEU ASSASSINATO.

22851458_10212136757907217_118827937_o.jpg

Caros amigos.

Quis redigir algumas idéias, em aras de otimizar o tempo e a própria mensagem que desejo lhes transmitir.

Quando referirmos ao Ché, sempre nos provoca um compartilhado sentimento de dor, pela sua perda irreparável, porém, também de orgulho por sabê-lo vigente, por ter-nos deixado um legado e uma vida plena de ensinos, em particular, de valores e princípios que devem se constituir em paradigmas para todos os verdadeiros revolucionários.

Ele foi, quiçá, o melhor exemplo de uma vida consequente com um ideal, capaz dos maiores sacrifícios, abnegação e esforços por uma causa revolucionária, antiimperialista e humana, oferecendo tudo, até sua própria vida, sem que prevaleça, seu bem-estar pessoal, nem apenas um segundo de sua existência, o que atualmente no mundo, constitui a bússola de atuação da imensa maioria dos seres humanos.

Seu altruísmo pelos bens materiais e prazenteiros, sua austeridade infinita, sua simplicidade, fidelidade à causa dos humildes, pelos humildes e para os humildes bem como sua sensibilidade humana extraordinária, são elementos de sua personalidade que inspiram admiração e são dignos de serem imitados pelos revolucionários dos quaisquer cantos do mundo.

A conduta íntegra do Ché é o símbolo do novo homem que necessita a humanidade do presente e do futuro. O espelho e o guia para nos amoldar o caráter, a conduta, os princípios, a disciplina, os valores morais, o sentido inquebrantável do dever, que devemos ter para encarar a intensa e longa luta antiimperialista e anticapitalista, visando um mundo melhor e justo, sem exploração nem domínio sobre povos, estados e seres humanos. Um mundo de solidariedade, bem-educado, saudável, próspero, sustentável e humanista, onde o ser humano seja o centro e motivo de todo e, não o mercado e o capital, o qual somente é possível em uma sociedade socialista.

O Ché, com suas obras e com sua própria vida, definiu-nos as premissas essenciais para compreender o papel de homens e mulheres nos processos revolucionários bem como a necessidade de formar, ou criar, um novo homem imprescindível na construção do socialismo, que constitui uma referência e uma concepção de extraordinário valor.

Concebeu seu pensamento e suas obras nas realidades latino-americanas e uma de suas principais lições foi ensinar-nos a necessidade de adequar a luta e as ações revolucionárias e transformadoras da sociedade às condições reais de cada país e de suas circunstancias históricas.

O Ché, também teve particular mérito como estrategista militar, lutador incansável e paradigma do internacionalismo em todas suas facetas. Sua concepção sobre o papel protagonista da juventude em sua luta dos povos e na construção do socialismo constitui um princípio indispensável no combate que hoje travamos.

Nosso Líder histórico, Fidel, se referindo ao Ché ressaltou que ele foi e cito: “em primeiro lugar, um homem de extraordinária cultura, uma das inteligências mais agudas que tenhamos conhecido, um dos espíritos mais amplos, um dos caracteres mais revolucionários”. Disse que a maior aspiração que queríamos para nossos filhos, meninos e jovens era que fossem como o Ché. Foi o Ché um modelo de dirigente revolucionário, predicando com seu exemplo pessoal e com uma ética insuperável.

A vigência do pensamento e a obra do Ché são enormes para as atuais e futuras gerações. Tem ainda muito por fazer em nossas terras de América Latina e na luta contra a atual ofensiva e recomposição da direita e sua arremetida contra os governos progressistas na região. Nesse combate duro e difícil, as trincheiras de unidade, idéias e valores, concebidos no pensamento e nos exemplos do Ché e de Fidel, de Bolívar e Martí e de muitos outros próceres latino-americanos e caribenhos, valem mais que as trincheiras de pedras, de capital, de armamentos sofisticados e nucleares, de dinheiro e de mentiras, de nossos adversários.

Muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s