Médicos e especialistas recusam supostos ataques acústicos em Cuba

Havana, 14 nov (Prensa Latina) Otorrinolaringologistas e especialistas cubanos e estrangeiros insistiram uma vez mais na falsidade dos supostos ataques acústicos cometidos nesta capital contra servidores públicos estadunidenses, divulgam hoje meios locais.
De acordo com o site Cubadebate, durante uma oficina científica sobre cirurgia endoscópica organizada em Havana com a participação de especialistas dos Estados Unidos, México e Áustria, a Sociedade Cubana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço emitiu uma declaração para recusar as aludidas agressões.

Ao ler o documento, o presidente da sociedade, Antonio Paz, assinalou que ‘os otorrinolaringologistas cubanos e estadunidenses têm mantido estreita colaboração acadêmica, num ambiente de ética, transparência e de amizade’.

Por tal motivo, acrescentou, recusam as acusações sobre os supostos ataques sonoros e chamam as autoridades apropriadas a mostrar alguma evidência médica que respalde a acusação.

Além disso, a declaração agrega que o grupo vê com profunda preocupação as últimas medidas do governo dos Estados Unidos, pois estas prejudicam o livre intercâmbio entre profissionais técnicos e cientistas de ambos países.

Sobre o tema, Nadia Caballero, otorrinolaringologista e rinóloga estadunidense do Chicago Nasal and Sinus Center, comentou que desafortunadamente foram adotadas medidas sem pensarem bem nem levar em conta a evidência médica.

‘Como médica considero que não existe a evidência científica suficiente para realizar estas conclusões’, apontou Caballero, também codiretora da oficina.

Por sua vez, o doutor cubano Adolfo Hidalgo, chefe do Departamento de Otorrinolaringologia do Centro Nacional de Cirurgia de Mínimo Acesso, anunciou a em breve realização de um intercâmbio com 10 reconhecidos otorrinolaringologistas estadunidenses que desafiam as campanhas difamatórias contra Cuba.

Além disso, no encontro foi feita a convocação para participar de um foro on-line chamado ‘Intercâmbio científico sobre os supostos ataques acústicos ocorridos em Havana’, o qual acontecerá amanhã das 9:00 até as 15:00 hora local no site da Rede Cubana da Ciência (supuestosataques.redciencia.cu).

Fonte: Prensa Latina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s