Cuba e Colômbia ampliam e aprofundam preferências alfandegárias

Montevidéu, 14 nov (Prensa Latina) Os governos de Cuba e Colômbia assinaram aqui um documento para ampliar e aprofundar as preferências alfandegárias, informou hoje uma fonte diplomática.
O texto foi rubricado ante a Associação Latino-americana de Integração (Aladi) pelos representantes permanentes de ambos os países, embaixadores Héctor Fraginals e Natalio Abello, respectivamente.

Miriam Valdés, conselheira econômico-comercial da embaixada de Havana em Montevidéu, comunicou à Prensa Latina que o documento se refere ao Terceiro Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica Não. 49, adotado no Tratado de Montevidéu (TM80).

Apontou que o mesmo foi assinado pela primeira vez em 15 de setembro do ano 2000.

A diplomata explicou que este novo protocolo amplia e aprofunda as preferências alfandegárias e incorpora aspectos relacionados com regras e requisitos específicos de origem, medidas sanitárias e fitossanitárias.

Também acrescenta obstáculos técnicos ao comércio, defesa comercial, facilitação e cooperação alfandegária, cooperação e fortalecimento das capacidades comerciais e regime de solução de controvérsias.

Valdés declarou que o TM80 estabeleceu os princípios gerais do mecanismo latino-americano como o pluralismo em matéria política e econômica, e a convergência progressiva de ações parciais para a formação de um mercado comum latino-americano.

Da mesma maneira, a flexibilidade, tratamentos diferenciais em base ao nível de desenvolvimento dos países membros e multiplicidade nas formas de acordo de instrumentos comerciais.

A Aladi está composta pela Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que em conjunto representam 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes.

Como órgão de integração propicia a criação de um área de preferências econômicas na região, com o objetivo de conseguir um mercado comum latino-americano.

Fonte: Prensa Latina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s