Rússia recusa novas medidas dos EUA contra Cuba

Moscou, 16 nov (Prensa Latina) Rússia recusou hoje um novo pacote de medidas contra Cuba, posto em prática pelos Estados Unidos, e lamentou a aplicação de ações discriminatórias que mostram o retrocesso nos nexos entre Washington e a Havana.
No passado dia 9 entrou em vigor um novo pacote de restrições aplicadas pelo país nortenho contra Cuba, cujo cumprimento deve ser controlado pelas carteiras de Finanças e de Comércio, assinala um comentário oficial da Chancelaria.

Lamentamos os passos aprovados pela administração do presidente norte-americano, Donald Trump, que demonstram sua negativa a continuar o processo de diálogo político entre Washington e a Havana, bem como sua intenção de jogar atrás avanços dos os últimos dois anos, assinala.

Tais atos discriminatórios criam novas barreiras para o desenvolvimento socioeconômico de Cuba e é parte do curso de Washington para aumentar a pressão social na ilha caribenha, destaca.

Isso é parte da política norte-americana de aumentar a pressão com sanções sobre a ilha, do qual fala a mudança de voto para recusar a resolução apresentada por Cuba na ONU sobre a necessidade de eliminar o bloqueio estadunidense à ilha, assinala.

Só Estados Unidos e Israel votaram na contramão da resolução para eliminar o cerco econômico, comercial e financeiro de Washington e 191 países apoiaram a resolução, apresentada por Cuba na 72 sessão da Assembléia Geral da ONU, recorda o texto.

As novas medidas anunciadas por Trump impõem maiores restrições das viagens de qualquer tipo para os cidadãos norte-americanos e reduz a possibilidade de intercâmbios científicos e culturais.

Ademais, o pacote de sanções inclui a proibição para a aquisição de uma listagem de produtos cubanos ou a hospedagem em hotéis específicos.

Moscou advoga em todo momento pelo levantamento do bloqueio estadunidense à ilha, para o qual aprovaram-se sendas resoluções nesse sentido na Duma (câmara baixa) e o Conselho da Federação (senado).

Fonte: Prensa Latina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s