Previamente às eleições, ultimar detalhes

Rever a lista dos eleitores e os modelos de ata, ter à mão e atualizados os documentos reitores do processo das eleições, checar os sistemas de comunicações e trabalho, bem como reafirmar as funções de cada membro da mesa eleitoral, foram algumas das ações que, como parte do Teste Dinâmico, realizaram-se em 19 de novembro, no país, de forma a ter tudo pronto para o próximo domingo, 26 de novembro, quando o povo cubano eleja seus delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular.

No caso de Havana, Pedro Viltres Pérez, vice-presidente da Comissão Eleitoral provincial, precisou à imprensa que na primeira fase deste teste foi supervisionada toda a logística, desde assegurar a alimentação, o transporte até os equipamentos informáticos, pois o funcionamento eficaz de toda essa estrutura também garantirá o desenvolvimento bem sucedido deste exercício de democracia.

A segunda parte, acrescentou Viltres, constitui o adestramento prático e a exercitação da votação, um dos momentos mais importantes de todo o processo, e é por isso que em torno de 50 mil autoridades públicas estiveram presentes com o fim de avaliar e corrigir qualquer imprevisto.

Da mesma forma, Viltres ressaltou o trabalho de preparação realizado nos 4.233 colégios eleitorais, que pertencem às 1 331 circunscrições de Havana.

DINÁMICA NAS MONTANHAS PARA A MELHOR HOMENAGEM

ALTOS DE MOMPIÉ, Granma.– Longínqua, muito intrincada, a 1.090 metros de altura acima do nível do mar, esta pequena comunidade da Serra Maestra foi talvez, de todos os recantos de Cuba, a que em seu teste dinâmico se aproximou mais do que acontecerá no próximo domingo de eleições.

E é que há um motivo imenso que mantém ansiosos os 117 povoadores deste lugar, os quais de uma forma ou outra concentraram sua atenção em que tudo aqui corresse bem, que houvesse todas as garantias para o domingo seguinte, onde marcar o boletim de voto será, ainda, uma reverência funda de respeito e recordação ao líder histórico dos cubanos.

Nesse fim de semana se completará um ano justo da partida física de Fidel, e um dia depois a Ilha votará nas urnas pela continuidade de suas ideias, «e aqui, no lugar exato em que foi nomeado Comandante-em-chefe de todas as forças revolucionarias, não pode haver uma única falha; será um ato de compromisso total», afirmou ao Granma a jovem Yanelis Ruiz.

E em metade da manhã o compromisso de Altos de Mompié foi chegando em cada relatório telefônico que descia da Serra, até completar as 353 confirmações dos colégios da montanha que em Granma se declararam prontos para dar, com o voto, o mais profundo tributo.

CORREU BEM O TESTE

De acordo com o previsto, no domingo 19, em toda Villa Clara foram corrigidos todos os detalhes organizativos nos 1.540 colégios eleitorais e as 987 circunscrições, além de todos os meios, mecanismos e estruturas eleitorais do território.

Segundo Rogelio Rosada Rodríguez, secretário da Comissão Eleitoral Provincial, o exercício compreendeu o exame da infraestrutura de comunicação, telefonia fixa e móvel, bem como as alternativas previstas em áreas muito afastadas da geografia de Villa Clara, onde estiveram funcionando com sucesso os radioamadores, diversos tipos de enlaces e várias opções de transporte, entre os quais mencionou mulos, bicicletas, embarcações e tratores.

Em Pinar del Río os 1.221 colégios eleitorais abriram as portas na hora combinada. O exercício serviu de complemento à árdua preparação das autoridades eleitorais para garantir o sucesso do processo, que constitui demonstração de unidade e democracia.

Prevê-se que em torno de 450 mil moradores desta província votem para eleger os 897 delegados que os representarão nas assembleias municipais do Poder Popular.

Também Matanzas satisfaz seus objetivos e favoreceu o sistema organizativo como garantia das eleições. Cumpriu-se o previsto, disse Yasnier Hinojosa, vice-presidente da Comissão Eleitoral no território, após sublinhar que o exercício permitiu precisar detalhes que incluem o fluxo de informação, transporte e o resto dos asseguramentos, bem como proceder com oportunidade para resolver qualquer inconveniente.

Durante o exame exploratório nas 769 circunscrições e 1.491 colégios pôs-se à prova a efetividade das estratégias e a adequada preparação das autoridades eleitorais.

Camaguey proclamou-se pronta para realizar em 26 de novembro próximo a eleição dos 871 delegados às 13 assembleias municipais do Poder Popular entre os 1.887 candidatos indicados em reuniões de moradores.

Assim o reafirmou Mariano Basulto Pérez, presidente da Comissão Eleitoral Provincial, após reconhecer a participação no teste geral das autoridades dos 1.752 colégios constituídos e a criação das condições necessárias em cada um deles para o correto desenvolvimento dos sufrágios.

Não obstante, o diretivo informou que durante o teste se detectaram detalhes de índole organizativa em alguns municípios, boa parte dos quais foram solucionados no decurso do teste, o que permitiu certificar o funcionamento integral dos territórios.

Fonte: Granma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s