Ato do Movimento Paulista de Solidariedade com Cuba em homenagem a Fidel no primeiro aniversário da sua desaparição física.

São Paulo, 25 de novembro de 2017. O movimento Paulista de Solidariedade com Cuba (MPSC), juntamente com a União sindical de Jornalistas Profissionais de São Paulo, celebrou um ato político-cultural em homenagem ao 1º aniversário da desaparição física do Comandante-em-Chefe Fidel Castro no local do cinema clube Vladimir Herzog da referida União. Estiveram presentes no ato amigos da solidariedade de vários setores sociais e políticos, jornalistas, funcionários e familiares do Consulado e empresários cubanos que trabalham nesta cidade.

Presidiram a atividade o senhor Everton Sousa, do MPSC, Presidente em exercício da União dos Jornalistas de São Paulo e a senhora Nélida Hernández Carmona, Cônsul Geral de Cuba nesta cidade.

A atividade começou com a projeção do documentário “Fidel é Fidel” de Roberto Chile, que narra brevemente a presença de Fidel em várias atividades importantes e seu contato com o povo. O documentário foi aplaudido de maneira emotiva pelos presentes. Logo a seguir foi projetado um videoclipe, acompanhado musicalmente pela canção ‘Cavalgando com Fidel’, sobre a primeira visita de Fidel a São Paulo em abril de 1959.

Everton Sousa realçou a significação da figura histórica de Fidel para a Revolução Cubana e o mundo, em especial para América Latina. Ato contínuo, André Freire proferiu umas breves palavras, quem também se referiu à personalidade de Fidel e à importância do ato que celebramos. Por sua vez, a Cônsul Geral agradeceu os organizadores deste breve, mas significativo ato em memória do Comandante-em-Chefe e salientou seu ensinamento pela unidade do povo cubano para enfrentar o imperialismo que tenta destruir a obra da Revolução através de sua histórica hostilidade e do bloqueio férreo contra Cuba, e que nestes momentos a unidade é imprescindível para enfrentar o ataque da direita e do governo americano contra nossos povos.

Netto Duarte, em nome do MPSC, referiu-se à doação arrecadada pela solidariedade para os afetados em Cuba pelo furacão Irma, e entregou à Cônsul Geral, uma placa do Movimento Paulista de Solidariedade com Cuba em homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, um ano após sua partida.

No encerramento da atividade atuou a Latinida DJ colocando música essencialmente cubano.

(ConsulCuba Sao Paulo)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s