Homenagem ao Fidel por amigos em Brasília.

Brasília, em 27 de novembro – A união dos Bancários de Brasília foi o local escolhido nesta ocasião pelas organizações políticas amigas, movimentos sociais e solidários com Cuba, para comemorar o primeiro aniversário da partida física do líder histórico da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz.

Estiveram presentes na atividade os membros do corpo diplomático credenciado, membros do Programa Mais Médicos, brasileiros formados da Escola Latino-americana de Ciências Médicas (ELAM), cubanos residentes em Brasília e trabalhadores da missão diplomática de Cuba.

No ato solene, no qual também participaram uma centena de amigos brasileiros, imagens do Comandante-em-Chefe foram projetadas em suas diversas etapas, concluiu com a projeção de um material a respeito da sua vida e obra que, de maneira especial, foi editado para esta ocasião.

Os oradores, proferindo diferentes mensagens, homenagearam o Comandante- em-Chefe: Sol Elena Rodríguez pela (ANCREB) – Associação de Cubanos Residentes em Brasil, expressou o desejo dos residentes cubanos de continuar sendo féis ao seu legado; o doutor Fernando Cequeira em representação dos formados na ELAM agradeceu a oportunidade histórica de ter estudado junto com nosso povo e, não faltou a voz do Movimento Solidário com Cuba, representada pelo amigo histórico Fernando Mousinho para render sua homenagem ao Chefe da Revolução Cubana.

A doutora Ivón Rodríguez membro da diretoria do Programa Mais Médicos, ratificou o compromisso de nossos galenos para continuar oferecendo seus serviços onde for necessário de acordo com seus ensinamentos e; as meninas Laurent Saker de Cuba e Helena Prestes do Brasil, através das suas apresentações, representaram às vindouras gerações.

O Encarregado de Negócios de Cuba, embaixador Rolando Gómez, agradeceu os amigos presentes no ato a organização da homenagem, ao que se referira à intensa obra realizada pelo Comandante durante seus 90 anos de vida. Na sua apresentação, o Embaixador expressou que Fidel foi esperança, admiração e afeição dos oprimidos deste mundo, que ele nos deixou seu conceito de Revolução, que denota sua plena identificação com o pensamento de Martí e que nos ensinou que um verdadeiro revolucionário sempre deve ser tratado e tratar às pessoas como seres humanos.

Apesar sua imensa autoridade, ganhada através do seu exemplo pessoal, com seu talento, com suas ideias e seu agir – expressou – Fidel sempre cuidou com zelo, evitar a mais mínima semelhança de adoração à sua personalidade. Após um ano de sua desaparição física, em Cuba, enfatiza-se o cumprimento de sua última vontade. Não existe um só lugar público que evoque seu nome e, concluo reiterando suas palavras proferidas durante a recente sessão solene da assembleia legislativa em Salvador de Bahia: “Fidel “o soldado das ideias,” “o guerrilheiro do tempo”. Suas ideias permanecerão em vigor no tempo, enquanto houver capitalismo, enquanto houver exploradores e saqueadores das riquezas dos povos, enquanto for necessária a solidariedade, e a luta por um mundo melhor e mais justo.

Há e haverá muitos Fidel em Cuba e no mundo. Todos os que tornarmos em próprias as ideias dele, todos nós que honramos sua memória, aqueles que conseguem e mantêm a unidade indestrutível na luta e na inquebrantável fé na vitória. Somos nós e seremos Fidel. “com a honestidade, a verdade, a ética, a modéstia e coragem que ele soube inculcar em nós, vamos defender sua obra e seu legado, fiéis até o último suspiro de nossas vidas.”

Nos momentos finais da atividade foram escutadas reiteradas exclamações dizendo “Eu sou Fidel”; “Viva Cuba” e “Viva a Revolução Cubana”.

 

Fonte: EmbaCuba Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s