TURISMO: Destino #Cuba

JARDINES DEL REY (CAYOS COCO E GUILLERMO) E CIEGO DE ÁVILA.

jardines-del-rey

A província Ciego de Ávila envolve uma das mais importantes zonas turísticas da ilha, Jardines del Rey, onde seu ótimo clima tropical, permite quase todo o ano, desfrutar das suas tranquilas praias caribenhas; essas são as preferidas pelos visitantes para se deleitar em família, dado que seu isolamento oferece segurança nelas bem como suas águas de baixa profundidade.

 Jardines del Rey possui os recursos que lhe são necessários para se manter em equilíbrio com o médio natural e oferece um enorme potencial para o ecoturismo, com belíssimos fundos marinhos, espécies de aves peculiares, singulares formações naturais e, tudo um universo natural a cores, se tornando em um aquário natural que pode ser observado com atividades como o mergulho com esnorquel ou mergulho.

O QUE FAZER EM CIEGO DE ÁVILA?

Ciego de Ávila possui um vasto acervo cultural ao alcance de qualquer visitante, abrangendo várias companhias de dança e grupos teatrais com apresentações mensais. Além das atividades que são preparadas pelas instituições na província toda, existe disponibilidade de museus, bibliotecas, galerias de arte e centros culturais. Cada hotel localizado em Jardines del Rey, dispõe de escritórios de turismo, nas quais, no caso de você gostar da exploração, pode eleger uma excursão quer seja pela cidade ou percursos pelas belezas naturais da região.

tryp-cayo-coco

SOL e PRAIA: As praias são o recurso mais importante de Jardines del Rey, com belíssimos fundos marinhos, espécies de aves peculiares, singulares formações naturais e, tudo um universo natural a cores.

Íntimas e aconchegantes, as praias de Cayo Coco, Cayo Guillermo, Antón Chico e Cayo Paredón demonstram suas belezas naturais ao longo de 38 quilómetros.

cayo-coco

Praias em Cayo Coco

  • Praia Flamencos
  • Praia Larga
  • Praia Las Coloradas
  • Praia La Jaula
  • Praia Prohibida

Praias em Cayo Guillermo

  • Praia Pilar,
  • Praia El Paso
  • Praia del Medio

Praias em Cayo Paredón Grande

  • Praia Los Pinos
  • Praia del Norte

Todas elas compartilham as áreas de banho dos hotéis, as areias finas de origem coralínea, aguas cálidas, com pouco declive submarino e suaves correntezas, mesmo por isso são preferidas pelas famílias.

museo-historia-ciegoavila

CULTURA: Ciego de Ávila possui um rico patrimônio imaterial, nascido da fusão de elementos heterogêneos em uma região caracterizada pelo desenvolvimento da indústria açucareira e agricultura em geral. Os elementos hispanos, preponderantes até finais do século XIX, misturam-se com novos elementos fornecidos por imigrantes de diferentes lugares do país, da área do Caribe e também de outras latitudes.

O elemento haitiano destaca-se, carregando de fortes manifestações como as práticas esotéricas, as festividades e tradições culinárias que até o dia de hoje são preservadas em vários e importantes aldeamentos. Os cultos das religiões afro cubanas geram festejos sistemáticos em celebração das deidades e, as religiões Vodu, Regla de Ocha (santaria) e Palo Monte estão entrelaçadas em surpreendentes sincretismos internas para gerar novos costumes litúrgicos e festivos.

As tradições camponesas são desenvolvidas na província toda, originado fenômenos tão enraizados como os famosos Bandos Vermelho e Azul de Majagua, merecedores dos prêmios ‘Memória Viva’ e ‘Cultura Comunitária’. Outras tradições assentaram-se no território com expressões muito singulares como as Farras de Chambas e Punta Alegre, com esbanjamento da arte popular onde o povo é principal protagonista. O Festival Náutico de Punta Alegre, mesmo do que o Carnaval Aquático de Morón e as festas de Ana Maria do Mar, em Júcaro, constituem festejos de profundo arraigo nestas comunidades.

Diversas manifestações chegam ao público através das propostas culturais que são organizadas cada mês. Destacam-se elementos da dança, da música, da literatura, das artes plásticas e do cinema. Pode participar em atividades preparadas pelas instituições culturais na província de Ciego de Ávila inteira, em museus, bibliotecas, atividades na comunidade, casas de cultura e música cubana, galerias de arte e centro culturais noturnos.

CIDADE: As cidades mais importantes próximas à Cayería Norte da província são Ciego de Ávila e Morón.

gallo

 A cidade de Ciego de Ávila, alberga mais de 420 mil habitantes, ocupando o sétimo lugar no país. É predominante a arquitetura vernácula e eclética, também estão expressadas a árabe com raiz andaluza, barroca e Art déco. A presença de saguões contínuos e colunas neoclássicas distinguem a imagem da cidade.  Prédios como: o Teatro Principal, a Catedral Católica, o Fortim da Trocha e outras, revestem interesse arquitetônico e histórico. A cidade dos saguões e cidade do abacaxi como é conhecida Ciego de Ávila, preserva em suas proximidades a então maior fortificação espanhola nas colônias do novo continente durante o século XIX, um dos monumentos militares mais importantes da América Latina:  a Trocha.

Do igual modo, uma valiosa peça arqueológica sobressai na zona do que foi uma linha militar construída de 1869 ao início de 1872: A Trocha de Júcaro a Morón, que se estendia de norte a sul, da cidade de Júcaro para Morón, com 68 quilómetros de fortalezas, fossos, cercas aramadas y casamatas fortemente custodiadas por centos de soldados, além de uma ferrovia paralela. Foi erguida para impedir a passagem dos insurretos, quem lutavam pela independência de Cuba enfrente ao exército espanhol. Por seu lado, a Cidade do Galo, como é conhecida Morón, foi fundada em 1543. A escultura do galo, que com atitude desafiadora defende a entrada do povo, encerra uma saborosíssima história.

Tradução: EmbaCubaBrasil

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s