O compromisso com Cuba nos convoca

A Central de Trabalhadores de Cuba e os Sindicatos Nacionais convocam o povo para uma multitudinária jornada de mobilização nacional com motivo de comemorar o Dia do Trabalho (1º de Maio) sob o lema Unidade, Compromisso e Vitória, em um momento muito especial no qual desenvolvemos a partir dos núcleos sindicais o processo orgânico para 21º Congresso da #CTC.

Muitas são as razões que nos convoca para que o dia do proletariado mundial seja a maior demonstração de apoio a nossa Revolução, a Raúl e o Partido; em um novo espaço para prestar homenagem a seu líder histórico Fidel Castro Ruz e ratificar nossa vontade de cumprir com o conceito de Revolução que ele nos legasse.

Somam-se ao dia transcendentes comemorações, expressão das heróicas tradições de luta que nos fazem sentir orgulhosos de sermos cubanos e enaltecem a história de nossa Pátria, como os 165º aniversários do natalício de nosso Herói Nacional José Martí, o 150ª do começo das guerras pela Independência, o 65º aniversário do ataque aos quarteis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes e o 60º aniversário do triunfo da Revolução.

No dia 1º de Maio, de todas nossas estruturas sindicais, convocaremos os trabalhadores para tornar Vitórias Produtivas às complexidades do contexto econômico que hoje enfrenta o país, materializando com ações práticas a eficiência, a produtividade, a poupança e a qualidade nas usinas, em nosso setor industrial, as atividades docentes, de pesquisa ou de prestação de serviços, muito conscientes da responsabilidade da classe operária pela geração das riquezas que demanda nosso povo para satisfazer suas necessidades e único caminho viável para aumentar as recitas reais dos trabalhadores.

Nos compactos e coloridos desfiles, concentrações e atos nas praças de todo o país se multiplicará o reclamo pelo cesse do criminal e genocida bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba há 56 anos, e que agora se acirra; demandaremos a devolução do território ilegalmente ocupado pela base naval na província de Guantánamo e denunciaremos a atitude prepotente e de ingerência do atual governo dos Estados Unidos.

Compatriotas:

A comemoração desta jornada se caracterizará pelo patriotismo, a alegria e o reconhecimento individual e coletivo das experiências de vanguarda, bem como pelo contributo dos trabalhadores para o processo de atualização do modelo econômico social cubano, que por decisão soberana decidimos continuar construindo.

Destacaremos o exemplo e os ensinamentos dos líderes operários como Lázaro Peña González, Jesús Menéndez Larrondo, José María Pérez e Alfredo López, e outros que identificam os diferentes sindicatos e representam os mais altos valores de nossos trabalhadores.

Ratificaremos o apoio da classe operária cubana com os povos irmãos da América Latina e o Caribe, investidos pela ofensiva da direita, sustentada nas enormes campanhas midiáticas dirigidas para desestabilizar os governos progressistas, particularmente a ameaçada República Bolivariana da Venezuela, empenhada na defesa de sua soberania e autodeterminação.

Continuaremos articulando a partir dos diferentes atores sociais a batalha pela integração política, econômica, social e cultural da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Mais uma vez expressamos a solidariedade com as organizações sindicais que no mundo lutam pela reivindicação dos direitos genuínos dos trabalhadores, que se enfrentam contra o poder hegemônico dos empregadores e à sempre presente exploração do regime capitalista e suas políticas neoliberais.

Trabalhadoras e trabalhadores cubanos:

No dia 1º de Maio daremos outra contundente demonstração da unidade indestrutível de nosso heroico povo, junto a seu Partido e sua Revolução patentearemos o compromisso feito pelos trabalhadores com a obra revolucionária e demonstraremos ao mundo, mais uma vez, nossa capacidade de luta e firme convicção de que sempre conseguiremos a vitória.

Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores!

 

Fonte: Granma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s