#Cuba consternada, abraça

Photo: Estudio Revolución

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, participou do ultimo dia do exercício Meteoro 2018

Presidente cubano reconheceu capa cidade do Sistema da Defesa Civil e a participação popular em todos os eventos, bem como o alto nível de preparação demonstrados

Díaz-Canel destacou a solidariedade demonstrada pelo povo com os familiares das vítimas do acidente aéreo ocorrido em 18 de maio e a decisão de criar facilidade para sua atenção

Afirmou que o Exercício Metoro permitiu atualizar os planos de medidas perante enfrentamentos de desastres, com a experiência ganha após a passagem do furacão Irma

Acompanhado do segundo secretário do Partido Comunista de Cuba, José Ramón Machado Ventura, e autoridades do Partido e o governo em Havana, Díaz-Canel visitou no sábado 19 os familiares da vítimas do acidente aéreo

«É importante que saibam que não estão sozinhos, o Partido e o governo os apoiam», expressou no domingo 20 o primeiro vice-presidente dos conselhos de Estado e de Ministros, Salvador Valdés Mesa, em um encontro com os entres queridos da vítimas do sinistro aéreo.

Na aeronave viajavam no total 113 pessoas, 58 mulheres e 55 homens. Seis eram tripulantes mexicanos e 107 passageiros; 102 cidadãos cubanos, três turistas estrangeiros (dois argentinos e uma mexicana) e dos residentes temporários saarianos. Morreram 100 pessoas no total.

As três sobreviventes, já identificadas, apresentam lesões de alta complexidade. Estão em estado crítico e o prognóstico é reservado, mas são atendidas por equipes médicas muito experientes.

No fechamento da edição já tinham sido identificados 33 restos mortais

Já estão em Cuba familiares da tripulação mexicana. Com eles foi aplicado o mesmo procedimento: obter amostras biológicas e fazer entrevista, como parte do processo de recopilação de informação.

O embaixador do México também esteve presente no Instituto de Medicina Legal, ratificando a confiança em Cuba para este tipo de trabalho.

A comissão criada segue de forma rigorosa o protocolo de investigação, segundo as normas estabelecidas.

«A caixa negra de vozes do avião já foi recuperada e está em bom estado. Ainda é buscada a caixa negra de dados», afirmou o ministro dos Transportes, abdel Yzquierdo.

«Agora se recolhem os agregados e outras partes, os que apesar da deterioração, podem servir para as investigações em instituições aeroportuárias seguras, a partir de então, os especiaistas começarão os trabalhos em cada um dos sistemas”, destacou o presidente do Instituto da aeronáutica civil de Cuba, Armando L. Daniel López.

No lugar do fato trabalham dois investigadores mexicanos, país onde está íncrito o avião e também é esperada a chegada de peritos europeus e estadunidenses, estes últimos como representantes dos fabricantes da aeronave Boeing 737-200.

Chefes de Estado, personalidades e cidadãos do mundo todo se solidarizam com o povo cubano perante esta tragédia.

Fonte: Granma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s