#9CongresoFEU: Dez ideias para a juventude

Delegados do recém concluído 9º Congresso da FEU Photo: Ariel Cecilio Alvarez de la Campa

Os jovens garantirão a continuidade do processo revolucionário e a construção daquele socialismo próspero e sustentável que desejam para Cuba. Não é mero slogan, mas o maior compromisso que assumem como geração.

– Conseguir que cada uma das quase 5.300 brigadas da FEU tenha um projeto com impacto social, comunitário, econômico ou ambiental, uma tarefa específica para desenvolver, é essencial para que os jovens sejam protagonistas das mudanças que o país está vivenciando.

– A partir das salas de aula deve-se organizar, unir, ou seja, esse é o pequeno coletivo em que o consenso é construído, consolidam-se as ideias e se consegue a ação organizada e consciente para obter resultados práticos.

– São prioridades para todos continuar incentivando a pesquisa e sua influência, com projetos de impacto social no país. Assim, as novas gerações aperfeiçoam o socialismo, o único sistema possível em Cuba; o ensino, os esportes e a cultura.

– É essencial alcançar maior autonomia na gestão do conhecimento e aperfeiçoar o período de formação e colocação no posto de trabalho do estudante formado na Universidade.

– As organizações e as entidades de trabalho devem dar-lhes maior participação na inovação e o desenvolvimento, sob a orientação de profissionais experientes.

– Nada e ninguém será capaz de destruir os fortes fundamentos políticos acumulados na luta secular para conquistar e preservar a independência de Cuba.

– As gerações de estudantes universitários que as precederam criaram uma unidade indissolúvel para a posteridade.

– Este foi um Congresso histórico, o primeiro a ser realizado sem a presença física de Fidel, e onde se abriu uma etapa do processo revolucionário, em que uma nova geração assume a direção do país.

– Nestes dias tornou-se patente o talento, o compromisso, a responsabilidade e a confiança em uma Revolução que começou em 10 de outubro de 1868, em breve completará 150 anos e sempre envolveu ativa e conscientemente os jovens.

Fonte: Granma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s