Galería

Fidel Castro esteve no Brasil oito vezes. A primeira, meses depois de tomar o poder, em 1959, recebido pelo presidente Juscelino Kubistchek.

Em 1990, Fidel esteve na posse de Fernando Collor. Dois anos depois, participou da conferência sobre meio ambiente no Rio.

A viagem seguinte foi para a posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1995. E às vésperas da reeleição dele, em 1998, quando se encontrou também com Lula, que disputava aquela eleição, e com quem sempre teve uma relação muito próxima.

Em 2003, compareceu à posse do Presidente Lula.

 Fotos

1Fidel Castro visita o Brasil em maio de 1959.

 

2Nesta primeira visita como governante de Cuba ao Brasil, em maio de 1959, Castro se encontrou com o então presidente brasileiro Juscelino Kubitschek (à direita na foto) e com o então futuro presidente João Goulart (à esquerda) no Palácio Laranjeiras, então sede do Governo federal brasileiro.

 

3 Fidel Castro vem a posse de Fernando Collor, no dia 15 de março de 1990.

 

4 Fidel e o presidente Fernando Henrique Cardoso, durante Cúpula América Latina, Caribe e União Europa, em 28 de junho de 1999, que aconteceu no Rio de Janeiro.

 

5Fidel Castro embarca rumo a Brasília, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Depois de uma permanência de 14 horas em São Paulo, o líder da revolução cubana iria se reunir com o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, que o convidou para conhecer a futura capital do país. (Foto de 30/04/1959)

 

6Em agosto de 2001, o então presidente Fernando Henrique Cardoso ordena, por telefone da Venezuela, a operação de uma subestação de energia em Santa Elena de Uairén (na Venezuela), para exportar eletricidade para o Brasil, ao lado dos então presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Fidel Castro, de Cuba. Na ocasião, o sistema de rádio falhou.

 

7 O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o líder cubano e o ex-ministro José Dirceu (à dir., ao fundo), durante visita oficial, em Havana, em setembro de 2003. Lula e Castro sempre tiveram uma relação próxima.

 

8.jpgO ex-presidente Lula encontra Fidel Castro em Havana, Cuba, em 2010.